segunda-feira, 3 de agosto de 2015

'Festival de Linguiça' é realizado em Formiga, MG, com programação reduzida.

'Festival de Linguiça' é realizado em Formiga com programação reduzida

Devido a crise econômica, tradicional festival acontece em dois dias.
Aprenda a preparar bolinho de mandioca recheado com linguiça.


Bárbara Almeida  
Do G1

Linguiça é utilizada para preparo de arroz de carreteiro e feijão tropeiro (Foto: Érico Andrade/G1) 
Linguiça é o principal ingrediente de tradicional festival em Formiga 
(Foto: Érico Andrade/G1)


Nem a crise financeira que Formiga enfrenta atualmente comprometeu a realização do Festival de Linguiça da cidade. O evento que busca resgatar a história da cidade com a fabricação do alimento, tradicional no município, será realizado de 7 a 8 de agosto no estacionamento do Terminal Rodoviário da cidade. Contudo, para não comprometer o município, a programação foi reduzida.
Além dos pratos produzidos com a iguaria, o festival contará também com atrações culturais. Em sua 10ª edição, o evento passou pela primeira vez por uma restruturação. Segundo a Prefeitura de Formiga, devido à crise financeira que o órgão enfrenta, o festival que antes tinha uma programação em três dias este ano só irá acontecer em dois. Além disso, a Prefeitura informou que o evento só não foi cancelado devido ao o patrocínio obtido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico junto à Caixa Econômica Federal.

Fusca 1973 é o xodó da família (Foto: Elisandro Pastoriza/VC no AutoEsporte)Encontro de Fusca é novidade durante festival
(Foto: Elisandro Pastoriza/VC no AutoEsporte)

Durante o festival várias entidades filantrópicas da cidade apresentam pratos que tenham em seus ingredientes linguiça feita em Formiga. A aposentada Zembla Zara é representante da Apromid e contou que durante a festa arrecada cerca de R$ 10 mil e acredita que mesmo com o festival reduzido não terá muita mudança nos recursos.
"A associação no qual faço parte atende 43 crianças de zero a quatro anos. O festival é importante, pois conseguimos arrecadar valores que fazem diferença no caixa da instituição. Acho que mesmo com um dia a menos o festival seguirá com a tradição, entendo que o momento é delicado financeiramente, mas estamos confiantes", declarou.


Encontro do Fusca

Além da reestruturação nos dias do evento, outra novidade é que em 2015 durante a programação do festival será realizado o Encontro de Fuscas. O encontro é realizado pelo Clube do Fusca do Centro-Oeste de Minas Gerais. Haverá premiação para o fusca mais bonito, antigo, novo, "tunado" (modificado) e mais original.


Confira a programação

Sexta-Feira (7)
19h- Som Mecânico
20h- Rodrigo Monstro
21h30- Mr. Rabbit
23h- Saullo Morais

Sábado (8)
13h- Luciana Oliveira
14h- Sedussamba
16h- Cabannas
18h- Erick e Luis
20h- Orquestra de Viola Caipira
22h- Capim Santo


Aprenda a preparar uma das receitas do festival

Cada entidade que participa do festival apresenta um prato com linguiça diferente. A Associação de Proteção à Maternidade e Infância Desvalidas de Formiga (Apromid) ensina a preparar um bolinho de mandioca que é servido no festival a nove anos. A receita serve 20 pessoas.

Bolinho de mandioca com recheio de queijo coalho servido com melaço de cana, do bar Dona Teresa. (Foto: Photo5/Divulgação) 
Aprenda fazer bolinho de mandioca recheado (Foto: Photo5/Divulgação)

Ingredientes
✓ 1 kg de mandioca cozida e amassada
✓ 1 ovo
✓ 1 colher de sopa de manteiga
✓ 2 cebolas médias
✓ 1 colher de sal
✓ Salsinha, cebolinha e cheiro verde picadinhos a gosto
✓ 800 gramas de linguiça tradicional de Formiga

Modo de preparo:
Comece amassando bem a mandioca. Após misture com todos os ingredientes, exceto a linguiça. Misture bem até a massa adquirir consistência. Com ajuda de uma colher de sopa faça bolinhos. Com todos os bolinhos prontos, abra uma cavidade e acrescente a linguiça picadinha e refogada. Depois coloque cada bolinho em uma panela com óleo quente e não mecha. Quando os bolinhos estiverem dourados já está pronto para servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário