Elizabeth Armstrong Moore

Todos nós já ouvimos falar que devemos beber oito copos de água por dia. No entanto, o conselho não é baseado em evidências científicas, e para algumas pessoas, ele pode estar completamente errado, dizem os pesquisadores no Harvard Health Letter.
Um novo estudo de Harvard contesta a crença popular de que devemos consumir pelo menos 8 copos de água por dia. (Foto: Getty Images)


Eles concluíram que o ideal é ingerir uma quantidade de líquidos entre 800ml e 1,5 litro por dia, e isso corresponde a algo entre quatro e seis copos diariamente. Note a palavra “líquidos:” Não precisa ser água para nos manter hidratados, diz a CBS News. 
“Realmente o que importa, são os líquidos em geral,” um médico de Cleveland, Estados Unidos, diz, “Não precisa ser necessariamente água. Alface, espinafre, grande parte das frutas, sopas… todos esses alimentos também têm muita água em sua composição.” (Nos Estados Unidos, a população não parece estar obtendo muita ajuda das frutas e vegetais: de acordo com um novo relatório do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), apenas 13% dos adultos comem a quantidade diária recomendada de frutas e 9% a de vegetais, segundo o LiveScience.)
A publicação no Harvard Health Letter também especifica que a água não deve ser consumida toda de uma vez. “É importante manter-se hidratado gradualmente, ao longo do dia.” Para fazer isso, recomenda-se ingerir líquidos “nas refeições, com remédios e socialmente.”
A Mayo Clinic sugere que, embora os oito copos sejam uma espécie de mito, eles se alinham relativamente bem às recomendações do Institute of Medicine, que sugere 3 litros de bebidas diariamente para os homens e 2,2 para as mulheres, considerando que todas as bebidas entram na conta de ingestão de líquidos.
Outro ponto importante, principalmente se você está no meio de uma onda de calor: preste atenção aos sinais de desidratação, que incluem tontura, fraqueza, palpitações no coração e urina escura. (Ninguém sabe de onde veio o mito dos oito copos, mas ele não é o único flutuando por aí.)