Caylin Harris

Foi-se o tempo em que as máquinas de lavar louças eram barulhentas, ineficientes e não deixavam a louça totalmente limpa. A nova geração de lava-louças está projetada para trabalhar silenciosamente, respeitar o meio-ambiente e lavar a louça com tanta eficiência, que você não precisa sequer deixar os utensílios de molho. Como se todas essas razões não fossem suficientes, apresentamos aqui mais cinco razões que eliminarão todas as suas dúvidas a esse respeito. Acrescente-as à lista de argumentos que demonstram por que você quer, ou melhor, você precisa de uma lava-louças agora mesmo!
Foto: fotosearch.com

1. A lavagem à mão não deixa sua louça mais limpa.
Claro, você pode abrir a torneira elétrica ao máximo e lavar a louça com água quente. (não se esqueça de usar luvas!) Porém, a temperatura da água não será suficiente para deixar a louça limpa. A água precisa chegar a uma temperatura de 63 graus para eliminar os germes com eficácia, e a maioria das torneiras não alcança essa marca. Existe uma boa razão para isso, a sua conta de luz. Aquecer a água a uma temperatura mais elevada aumenta o consumo de energia elétrica, além de ser perigoso para as crianças que ainda não sabem regular a temperatura da água de maneira adequada.

2. As esponjas são sujas.
Elas também podem ser perigosas, pois transportam doenças transmitidas pelos restos de alimentos, bactérias e germes de gripes e resfriados. Estudos realizados pela Universidade do Arizona descobriram que cada 3 centímetros quadrados de sua esponja contêm cerca de 10 milhões de bactérias. Sua esponja tem mil vezes mais sujeira do que o assento do seu vaso sanitário. Você certamente não deixaria a sua louça ter nenhum contato com ele, não é mesmo? Apesar de haver medidas provisórias para melhorar limpar ou desinfetar as esponjas, ninguém pode fazer isso todos os dias. Então, por que se arriscar?

3. Você vai economizar dinheiro todo mês usando uma lava-louças eficiente.
Bem, talvez você não esteja usando sua lava-louças porque ela é antiga, barulhenta e gasta muita energia elétrica. Mas se você substitui-la por um modelo de lava-louças com o certificado Energy Star, você logo verá o benefício refletido em sua conta de luz. Isso nos leva ao próximo ponto…
Foto: fotosearch.com

4. Você está desperdiçando toneladas de água.
Durante a lavagem, a menos que você esteja efetivamente enxaguando algo, o fluxo contínuo de água da sua torneira acaba sendo desperdiçado. Jonah Schein, coordenador técnico de casas e edifícios do programa WaterSense da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos), informou em uma entrevista para o The Washington Post que: “Para poder lavar a mesma quantidade de pratos que cabem em uma única carga de uma lava-louças de tamanho grande [com certificado energy-star] e usar menos água, você precisaria lavar oito serviços completos e não deixar a torneira aberta por mais de dois minutos durante cada lavagem.” Caramba! Apesar de nossa fama em sermos rápidas na limpeza, nunca seremos tão rápidas.

5. Você poderia estar fazendo outras coisas muito mais interessantes.
Para concluir, as vantagens não se limitam simplesmente à economia doméstica; a lavagem à mão é uma tarefa que consome um tempo valioso. Pense em quanto tempo você passa lavando a louça, todo dia. Uma hora? E sua louça nem sequer fica limpa como deveria. Podemos imaginar alguns projetos do tipo Faça Você Mesmo para nos dedicarmos, nesse precioso tempo livre que teríamos depois de carregar a máquina de lavar louça e iniciar a lavagem. Pense nisso!