quarta-feira, 17 de junho de 2015

Ministra francesa pede que parem de comer Nutella pelo ambiente.

Ministra pede que franceses parem de comer Nutella para preservar ambiente

Produto é feito de óleo de palma, planta que afetada por desmate na Ásia.
Fabricante Ferrero afirma que está consciente dos desafios ambientais.

 
Do G1

Clima na Turquia prejudica produção de Nutella, diz jornal (Foto: Reprodução/Site oficial da Nutella)Ministra francesa pede à população que evite
consumir Nutella (Foto: Reprodução/Site oficial da Nutella)
 
A ministra do Meio Ambiente da França, Ségolène Royal, pediu à população em um programa de televisão que pare de consumir o creme Nutella, produzido pela empresa Ferrero, devido ao impacto ambiental de sua produção.
Em entrevista à rede de televisão Canal+, a ministra afirmou que o produto contribui para o desmatamento, já que o óleo vegetal, matéria-prima do Nutella, é extraído da palma, planta cultivada principalmente na Indonésia e Malásia, países que sofrem com o desflorestamento.
"Nós temos que replantar várias árvores por causa do desmatamento massivo, que também contribui para o aquecimento global. Nós deveríamos parar de comer Nutella, por exemplo, porque é feito de óleo de palma", explicou.
O Nutella, segundo ela, deveria ser feito com "outros ingredientes".
De acordo com o jornal britânico "The Guardian", o comentário da ministra fez a Ferrero, gigante italiana dos chocolates, se pronunciar nesta terça-feira (16) sobre o tema – mas sem citar a declaração polêmica.
Em nota divulgada, a Ferrero disse que está consciente dos desafios ambientais e que assumiu compromissos de utilizar o óleo de palma de forma responsável. A empresa importa 80% do óleo de palma da Malásia. O restante é fornecido pela Papua Nova Guiné, Indonésia e Brasil.
No site que divulga o Nutella é possível encontrar a composição do produto: açúcar, óleo vegetal (palma), avelãs (13%), cacau em pó parcialmente desengordurado (7,4%), leite desnatado em pó (6,6%), soro de leite em pó desmineralizado, emulsificante lecitinas, aromatizante. Constituintes do leite: 8,8%. Contém avelãs, leite, soja. Não contém glúten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário