sábado, 13 de junho de 2015

Centro de Especialidades Médicas é previsto para agosto em Divinópolis, MG.

Centro de Especialidades Médicas é previsto para agosto em Divinópolis

Serviço será implantado pela Universidade Federal de São João del-Rei.
Secretaria de Saúde será parceira; investimento inicial é de R$ 300 mil.

 
Do G1 

Representantes de instituções durante reunião que definiu CEM (Foto: UFSJ/Divulgação)Representantes de instituções durante reunião que definiu CEM (Foto: UFSJ/Divulgação)

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) informou nesta sexta-feira (12) que pretende implantar em Divinópolis um Centro de Especialidades Médicas (CEM). O serviço deverá ser oferecido por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa). O investimento inicial será cerca de R$ 300 mil entre recursos da UFSJ e do Município. O início dos atendimentos será na primeira semana de agosto, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
"Funcionará no prédio do antigo pronto-socorro e consistirá no atendimento ambulatorial em várias especialidades médicas, que será feito pelos médicos professores, residentes e alunos da instituição", informou a UFSJ.
O assunto foi discutido em reunião entre o secretário municipal de Saúde, Davi Maia, e o diretor do campus Dona Lindu, da UFSJ, Eduardo Sergio da Silva. "Ficou acordado que a UFSJ fornecerá o mobiliário e equipamentos necessários, enquanto a Prefeitura de Divinópolis se responsabilizará pela mão de obra necessária para reforma do local", disse a instituição.
Segundo Eduardo Sergio da Silva, já estão definidos os atendimentos nas especialidades de endocrinologia, infectologia, reumatologia, nefrologia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, cardiologia e pneumologia. Outras áreas poderão integrar essa lista inicial.


Encaminhamentos

O CEM vai atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo o Davi Maia, após o atendimento nos núcleos de atenção primária, os pacientes que necessitarem de atendimentos específicos serão encaminhados ao CEM. Depois de receberem tratamento, retornarão à UBS, para dar continuidade com o médico da unidade.
O Secretário confirmou ainda que o Centro de Reabilitação Regional (CRER) também passará a atender no mesmo local, facilitando o acesso dos usuários. Ele reforça ainda que os atendimentos na Policlínica continuarão da mesma forma e que o CEM vem para ampliar o número de pessoas atendidas.


Administração

A administração do CEM ficará a cargo do professor Denny Veloso, coordenador do curso de medicina da UFSJ e do gerente de Núcleos Especializados da Semusa, Kilder Rocha. "Essa parceria trará grandes benefícios para todos os lados. Os usuários que terão as vagas de atendimento ampliadas, a Semusa, que melhorará o atendimento nas especialidades médicas e a UFSJ que proporcionará mais um campo de prática importante na formação de seus alunos", disse o diretor Eduardo Sergio.
"Este é um projeto antigo nosso. Uma necessidade da universidade e um desejo do poder público que irá beneficiar todo mundo. Ganha o usuário, ganha o sistema, ganha a universidade na formação dos seus alunos. Assim, o Centro de Especialidades Médicas será uma ferramenta importante para a saúde da cidade", finalizou David Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário