terça-feira, 16 de junho de 2015

A menopausa pode interferir na saúde bucal?

A menopausa pode interferir na saúde bucal?

 
Menopausa pode causar aumento de problemas bucais (Foto: Getty Images)

A menopausa acontece aproximadamente aos 50 anos de idade, em algumas mulheres pode ocorrer de forma precoce antes mesmo dos 45 anos. Essa fase se caracteriza pela diminuição do hormônio estrógeno, aumento da transpiração, aumento da sensação de calor e aumento de problemas bucais que interferem no bem estar da mulher.

Em relação aos problemas na saúde bucal os mais comuns são: mau hálito, boca seca e doenças gengivais. Outros problemas menos comuns são: desgaste no esmalte dental, gengivas flácidas e alteração no paladar.

Nessa fase, a mulher deve fazer um acompanhamento com profissionais especializados, minimizando esses sintomas da melhor maneira possível. A forma mais comum e eficiente é a reposição hormonal. Em relação à saúde bucal, os cuidados devem ser redobrados e as visitas ao dentista mais frequentes.

Diversos fatores podem influenciar no fluxo salivar, os principais são: hidratação, jejum, tabagismo, uso de álcool, estímulos olfatórios ou gustatórios, ritmo circadiano, doenças sistêmicas, exercício, medicações, doenças sistêmicas, estado nutricional e sexo.
 
O ideal é procurar um cirurgião dentista que oriente maneiras de minimizar os efeitos da menopausa em relação à saúde bucal e, consequentemente, aumente o bem estar nessa fase da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário