quarta-feira, 27 de maio de 2015

Colocar silicone nos seios pede cuidados após operação.

Entenda os principais cuidados após a cirurgia de implante de silicone nos seios

Usar o sutiã correto e repousar o tempo prescrito são fundamentais para sucesso da cirurgia plástica

Foto: Thinkstock 

A cirurgia para colocação de implante de silicone nos seios (mamoplastia de aumento) é uma das mais procuradas pelas mulheres em todas as fases da vida, tanto na adolescência como na vida adulta e após a menopausa. Certamente, é uma cirurgia que traz rapidamente mudanças positivas e muitas vezes melhora da autoestima. Felizmente é uma cirurgia que traz poucas intercorrências ou complicações e por isso é tão badalada. 
Mesmo assim, pessoas que não tomam os cuidados pós operatórios podem ter intercorrências. Veja a seguir os principais pontos da recuperação após colocação de silicone nos seios.  


Sutiã pós-operatório

 

Recomenda-se que o uso de sutiã seja feito por pelo menos um mês decorrido da cirurgia. Alguns médicos recomendam períodos maiores, chegando até dois ou três meses. É importante comprar um sutiã de empresas especializadsa em pós-operatório de cirurgia plástica, pois ele não contém armação de metal (que pode machucar a mama) e também pode ser feito com tecido que cause pouca alergia. 

 

 

Repouso recomendado

 

Não existe consenso entre o tempo de repouso necessário após o implante de silicone nos seios. Por exemplo, nos Estados Unidos alguns cirurgiões permitem que a paciente já saia na mesma noite da cirurgia para jantar. Devemos considerar sempre o bom senso e as orientações de seu cirurgião. De maneira geral, um repouso relativo domiciliar de três a sete dias, dependendo do caso, é suficiente. Após esse período, as atividades rotineiras podem voltar aos poucos, mas sem carregar pesos acima de cinco quilos, sem dirigir por pelo menos 15 dias. Pergunte sempre ao seu médico o que pode ou não ser feito. Cirurgias com implantes pequenos costumam ter uma recuperação mais rápida do que com implantes grandes.  


Cuidados gerais

 

Por mais que o implante de silicone seja seguro, é preciso tomar alguns cuidados em casa, nos primeiros dias após a recuperação. Ao dormir, por exemplo, prefira colocar dois travesseiros nas costas para elevar o tronco. Durma com a barriga para cima e com os braços ao longo do corpo. Existem também almofadas grandes no formato de triângulo que podem ser colocadas nas costas para trazer mais conforto. 
Por conta da cicatrização, as atividades físicas também precisam ser restringidas, assim como o movimento de erguer os braços. O tempo varia de acordo com a técnica empregada pelo médico. Por exemplo, alguns utilizam cola biológica na cicatriz ao invés de pontos cirúrgicos e isso facilita a fechada da ferida e higienização já no dia seguinte da cirurgia. De modo geral, evite levantar os braços acima da altura dos ombros por pelo menos 15 dias. Caminhadas leves sem causar muito esforço podem ser feitas usualmente após sete dias. A maioria dos médicos permite a volta aos exercícios monitorados ao redor de 30 dias. 
Na alimentação, de maneira geral, opta-se por comidas com pouco sal para não aumentar o inchaço. Dependendo da anestesia e da recuperação da cirurgia, uma comida mais leve pode ser mais indicada no primeiro dia (frutas, sopa, gelatina, bolachas, chá). Geralmente no segundo dia de cirurgia pode-se comer praticamente tudo, desde que a paciente não se sinta nauseada. Uma boa dica é evitar alimentos que produzem gazes (como feijão e alho), para não causar desconforto.  


Os pontos abriram, e agora?

 

Caso algum dos pontos se abra, não entre em pânico. É uma intercorrência que pode acontecer, mas não é necessariamente uma urgência, salvo se estiver sangrando demasiadamente e sem parar ou se a paciente se sentir mal. Se os pontos abrirem, notifique imediatamente seu médico para que possa examiná-la e ajudar no fechamento. Muitas vezes, o médico poderá realizar o procedimento no próprio consultório. Para você saber se o ponto abriu, será possível observar que a cicatriz ficou mais alargada subitamente e às vezes a região pode ficar mais dolorida, vermelha ou quente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário