segunda-feira, 4 de maio de 2015

Caminhar dois minutos a cada hora reduz risco de doenças.

Caminhar dois minutos a cada hora reduz risco de doenças

Estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que mesmo atividades muito leves diminuem o risco de morte causado por doenças associadas ao sedentarismo

Atividade física praticada nos momentos de lazer já garante maior expectativa de vida
 
De acordo com o estudo, ficar em pé ao invés de sentado, não traz benefícios para a saúde. Em compensação atividades leves, como caminhar ou limpar a casa, ajudam a minimizar os riscos causados pelo sedentarismo(Thinkstock/VEJA)
 
Pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, descobriram que a troca de hábitos sedentários por atividades leves e rápidas, como caminhar ou fazer trabalhos domésticos, melhora significativamente a saúde. De acordo com o estudo, se caminharmos por dois minutos a cada hora, o risco de morte causado por doenças associadas ao sedentarismo é reduzido em 33%. No caso de pessoas com doença renal crônica, a redução é ainda maior: 41%. Estes resultados foram publicados esta semana no periódico Clinical Journal of the American Society of Nephrology.
Para Srinivasan Beddhu, coordenador do estudo, quando as atividades físicas, mesmo que leves, são repetidas várias vezes ao longo do dia, podem fazer uma grande diferença. Presumindo que uma pessoa passe 16 horas por dia acordada, dois minutos de caminhada a cada hora, todos os dias, representa um gasto de 400 calorias por semana. O exercício moderado ainda fortalece o coração, os músculos e os ossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário