quarta-feira, 1 de abril de 2015

Mulher pede rim em mensagem no vidro do carro e estranho faz doação.

Mulher pede rim em mensagem no vidro do carro e estranho faz doação

Americana escreveu no vidro traseiro de seu carro que procurava doador.
Pai de família de 30 anos viu e resolveu doar, mesmo sem conhecê-la.

 
Da Associated Press

 Foto mostra mensagem escrita por Christine Royles no vidro traseiro de seu carro: 'Meu filho de 2 anos precisa de uma mãe saudável. Procurando um doador de rim com sangue do tipo "O". Tenho 23 anos e estou em diálise"  (Foto: AP Photo/WMTW-TV, Kevyn Fowler) 
Foto mostra mensagem escrita por Christine Royles no vidro traseiro de seu carro: 'Meu filho de 2 anos precisa de uma mãe saudável. Procurando um doador de rim com sangue do tipo "O". Tenho 23 anos e estou em diálise" (Foto: AP Photo/WMTW-TV, Kevyn Fowler)


A decisão de uma mulher do estado do Maine, nos Estados Unidos, de escrever uma mensagem no vidro de seu carro para encontrar um doador de rim teve bom resultado.
Christine Royles, da cidade de South Portland, sofria de falência renal devido a uma doença autoimune e estava na lista nacional de espera para encontrar um doador compatível. Porém, decidiu fazer uma busca a tiva por um órgão novo.
A garçonete de 24 anos, mãe de um menino de 2, escreveu no vido traseiro de seu carro um pedido para encontrar um doador, informando seu número de telefone, segundo o jornal "Portland Press Herald".
Josh Dall-Leighton, um agente penitenciário de 30 anos, morador da cidade de Windham e pai de três filhos, viu a mensagem durante um passeio familiar. "Olhei para minha esposa e disse: 'tenho que tentar'", afirmou.

Christine Royles, de 24 anos, aparece na foto com seu filho, de 2 anos: ela conseguiu doador de rim com mensagem no carro (Foto: Reprodução/Facebook/Christine Royles) 
Christine Royles, de 24 anos, aparece na foto com seu filho, de 2 anos: ela conseguiu doador de rim com mensagem no carro (Foto: Reprodução/Facebook/Christine Royles)


Depois de saber que era potencialmente compatível, eles se conheceram na semana passada. Os últimos testes devem ser concluídos em algumas semanas e a operação deve ser agendada para maio.


Redes sociais ajudam a buscar órgãos

Americanos que precisam de transplantes de órgãos estão aumentando suas ferramentas de pesquisa para além da lista nacional de doadores, amigos e familiares, disse Sean Roach, porta-voz da Fundação Nacional do Rim dos Estados Unidos.
"Vemos as pessoas usando as redes sociais e colocando anúncios em busca de doadores altruístas", disse Roach. "É preciso muita coragem para se expor dessa forma."
Embora os seres humanos nasçam com dois rins, que filtram o sangue, é possível viver sem quaisquer complicações com apenas um deles, de acordo com Jen Dalton, coordenador clínico da Associação de Nefrologia do Maine. Mas os doadores precisam fazer testes regularmente para monitorar sua função renal, seu peso e pressão arterial.
Christine diz que se acha sortuda. "Estou surpresa que alguém vá fazer isso por mim", disse ela. "O fato de que alguém com uma família jovem vá se afastar do trabalho para ajudar um estranho é algo incrível."

Nenhum comentário:

Postar um comentário