quinta-feira, 16 de abril de 2015

Bento XVI comemora 88 anos com cerveja e festa típica alemã.

Bento XVI comemora 88 anos com festa típica alemã no Vaticano

Papa Emérito faz aniversário nesta quarta-feira (26) e brindou com cerveja.
Segundo secretário, ele continua lúcido e vivaz, e se prepara para a morte.

 
Do G1

Papa Bento celebra os 88 anos no melhor estilo bávaro (Foto: L'Osservatore Romano/Pool Photo via AP) 
Papa Bento celebra os 88 anos no melhor estilo bávaro 
(Foto: L'Osservatore Romano/Pool Photo via AP)
 
O papa emérito Bento XVI completou 88 anos nesta quinta-feira (16) e, para comemorar, celebrou numa festa ao estilo bávaro, na qual não faltou música e cerveja típica da região alemã onde o ex-pontífice nasceu.
Como informou a agência EFE, o papa alemão festejou seu aniversário na porta de sua residência, o convento "Mater Ecclesiae", junto a um grupo de pessoas vestidas com o traje típico de sua região de origem.
Durante as celebrações, o papa assinou bandeiras do estado federado da Baviera, no sul da Alemanha, e desfrutou da música e da cerveja típicas da região.
O Papa Francisco também lembrou da data durante missa realizada na casa Santa Marta dedicada a seu antecessor, que Bento XVI é considerado "o avô sábio que vive em casa", como disse em diversas ocasiões.
"Gostaria de lembrar que hoje é o aniversário do papa Bento XVI. Ofereci a missa a ele e convido vocês a rezarem por ele, para que o Senhor o sustente e lhe conceda gozo e felicidade", disse Francisco em declarações divulgadas pela "Rádio Vaticano".


Lúcido e vivaz

O secretário particular de Bento XVI, Monsenhor Georg Gänswein, afirmou à televisão italiana Retequattro que Joseph Ratzinger está muito lúcido e vivaz. "O único problema são suas pernas, é difícil caminhar".
Gänswein acrescentou que Bento pensa na morte e se prepara para este momento, conforme noticiou a agência AFP.
"É evidente que um homem de 88 anos pensa nisso. Falamos várias vezes sobre o tema, o papa e eu, apesar de ser uma pessoa muito discreta e reservada. Para ele, preparar-se para a morte significa preparar-se para seu encontro com Deus", explicou.

O Papa Francisco chega para cerimônia de criação de novos cardeais no Vaticano neste sábado (14); ao fundo, o Papa Emérito Bento XVI, que participa da cerimônia (Foto: Andreas Solaro/AFP) 
O Papa Francisco em cerimônia de criação de novos cardeais no Vaticano, em imagem de arquivo; ao fundo, o Papa Emérito Bento XVI, que participa da cerimônia 
(Foto: Andreas Solaro/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário