segunda-feira, 16 de março de 2015

Prefeitura realiza mutirão contra a dengue em Santo Antônio do Monte, MG.

Prefeitura realiza mutirão contra a dengue em Santo Antônio do Monte

Ação começa nesta segunda-feira (16) e deve durar 20 dias.
Serão recolhidos entulhos e qualquer recipiente de risco de dengue.

 
Anna Lúcia Silva  
Do G1

A Prefeitura de Santo Antônio do Monte realizará nesta segunda-feira (16) um mutirão contra a dengue. Mais de 30 bairros e nove comunidades rurais serão percorridas por profissionais de combate à doença. O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado no município apontou 0,7% de infestação, o que representa um número baixo de risco, segundo o setor de Vigilância em Saúde.
Ainda de acordo com o setor de Vigilância em Saúde, serão coletados objetos que oferecem risco para a saúde em lotes vagos, quintais e tudo que for considerado criadouro para o mosquito. O Executivo orienta para que os moradores descartem o lixo e entulhos somente no dia da coleta no bairro. “Já estamos com um índice baixo, por isso é importante que a população colabore para reduzirmos ainda mais o índice da doença”, disse a coordenadora de promoção em saúde, Ana Luiza Miranda.
O setor de epidemiologia informou que o segundo LIRAa do ano começou na última terça-feira (10) e terminou na sexta-feira (13). O resultado será divulgado no início da semana.

Prefeitura realiza mutirão contra dengue nesta seghunda-feira (16) (Foto: Prefeitura/Divulgação) 
Prefeitura realiza mutirão contra dengue nesta segunda-feira (16) 
(Foto: Prefeitura/Divulgação)
 
 
Treinamento

A Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Monte realizou no último mês um curso de capacitação com a Rede de Atenção Primária sobre a dengue. O treinamento foi promovido pelo Departamento de Epidemiologia e tratou sobre o manejo clínico de pacientes suspeitos de dengue, fluxograma das informações e vigilância. Na reunião também foi desenvolvido um protocolo visando padronizar o atendimento e encaminhamento dos pacientes suspeitos de dengue.
Santo Antônio do Monte tem atualmente um dos menores índices de infestação pelo mosquito da dengue na região Centro-Oeste, com percentual considerado de baixo risco, segundo o último levantamento que apresentou 0,7% de infestação.
De acordo com o setor de epidemiologia, os focos do mosquito estão na maioria das vezes nas residências e quintais. Por isso, o Executivo reforça o pedido de colaboração dos moradores no combate à doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário