sexta-feira, 20 de março de 2015

Na Índia, parentes escalam paredes para ajudar alunos a colar na prova.

Na Índia, parentes escalam paredes para ajudar alunos a colar na prova

Seguranças aceitariam suborno para permitir a fraude. As imagens foram divulgadas em jornais locais

Educação na Índia
 
Parentes escalam paredes de escola para fornecer 'cola' aos alunos no estado de Bahir, no leste da Índia(Press Trust of India/AP)
 
A prática da 'cola' nas provas é comum em escolas nos quatro cantos do planeta, mas estudantes na Índia levam a trapaça a um novo patamar. Nesta semana, jornais locais divulgaram imagens do método utilizado por alunos do estado de Bihar, no leste do país, para colar na prova que seria uma versão indiana do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Alunos jogam papeis com as perguntas do teste pelas janelas das precárias escolas localizadas nas zonas rurais do país, onde a prática é comum. Do lado de fora, parentes e amigos escalam as paredes para fornecer as respostas. Segundo os fotógrafos que presenciaram as cenas, seguranças fariam vistas grossas à escalada coletiva mediante pagamento de suborno.
De acordo com as autoridades de Bihar, a prova é aplicada a mais de 1,4 milhão de estudantes entre os dias 17 e 24 de março. O aluno pego colando pode ser impedido de realizar o exame por três anos. A pena também inclui o pagamento de multa e até prisão, mas há raros casos de punição relatados no estado de Bahir. Segundo as matérias veiculadas nos jornais locais, autoridades do setor da Educação afirmam que pelo menos 400 alunos teriam sido expulsos do teste por causa da cola.
"O que o governo pode fazer se pais e parentes são colaboram? O governo deveria dar ordem para que a polícia atire neles?", disse ao jornal Times of India o ministro da Educação de Bihar, PK Shahi.
(Da redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário