quinta-feira, 26 de março de 2015

Escultura de gelo com 'coração' é usada para pedir doação de órgãos.

Escultura de gelo com 'coração' é usada para pedir doação de órgãos

Obra com 'coração' foi colocada no Centro de São Paulo.
Número de doares aumentou no país, mas filas ainda são longas.

 
Do G1

 



















Uma escultura de gelo do colocada na manhã desta quinta-feira (26) no Theatro Municipal , no Centro de São Paulo, chama a atenção para doação de órgãos no Brasil, como mostrou o SPTV.
A obra tem um coração vermelho, única parte que não é feita de gelo. Foi a maneira que os artistas encontraram para mostrar que o corpo se vai, mas os órgãos podem salvar vidas mesmo depois da morte.
A peça foi colocada na escadaria às 6h da manhã e por volta das 12h30 ainda estava ali, já bastante derretida.
O número de doadores no Brasil aumentou 90% nos últimos seis anos, segundo o ministério da saúde, mas ainda falta muito para dar conta da demanda. Só no estado de São Paulo, 100 pessoas estão na fila para o transplante de coração. Por esse motivo, existe urgência quando há um órgão disponível.

Na sexta-feira passada, em meio ao temporal, uma família da zona leste saiu em direção a um hospital no Morumbi. O fígado do qual a filha de 18 anos precisava estava pronto para ser transplantado, só que o carro ficou parado no congestionamento.
No desespero, os pais ligaram para a polícia e a jovem foi resgatada de helicóptero, no meio do trânsito. Em 20 minutos ela chegou ao hospital, a tempo da cirurgia.

Os critérios e o procedimento para se tornar um doador de órgão estão disponíveis no site da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário