sexta-feira, 13 de março de 2015

Coreia do Norte lança 7 mísseis no mar e eleva tensão na península.

Coreia do Norte lança 7 mísseis no mar e eleva tensão na península

Lançamentos são reação de Pyongyang às manobras militares entre Coreia do Sul e EUA

Em imagem divulgada pelo jornal do Partido Oficial, o Rodong Sinmun, o ditador norte-coreano Kim Jong-un observa um treinamento militar em lugar não identificado da Coreia do Norte
 
O ditador Kim Jong-un observa treinamento militar na Coreia do Norte 
(Rodong Sinmun/EFE)

A Coreia do Norte lançou sete mísseis no mar de sua costa oriental, informou nesta sexta-feira o Ministério da Defesa sul-coreano. Os lançamento, realizados na noite de quinta-feira, elevam ainda mais a tensão na Península Coreana - em alta desde o início, neste mês, dos exercícios militares anuais entre Coreia do Sul e Estados Unidos. A ditadura de Kim Jong-un considera os treinamentos um teste para uma futura "invasão" de seu território e costuma responder às manobras com bravatas e lançamentos de mísseis.

A Coreia do Sul afirmou que os projéteis disparados pelo país vizinho eram "mísseis terra-ar", mas não detalhou a distância que eles percorreram antes de cair no Mar do Japão. No início de março, a Coreia do Norte já havia lançado dois mísseis de curto alcance no mar em resposta às manobras militares conjuntas de Seul e Washington.
Segundo o porta-voz militar da Coreia do Sul, as forças armadas do país reforçaram sua postura defensiva e "vigiam atentamente" os movimentos do Exército norte-coreano perante possíveis novas ações hostis.
Iniciados em 2 de março, os dois exercícios conjuntos de Coreia do Sul e EUA no território sul-coreano provocaram a ira do governo de Pyongyang. Um dos treinamentos, o Key Resolve, terminou neste sexta, enquanto o Foal Eagle, que inclui manobras por terra, mar e ar, se prolongará até o próximo dia 24 de abril com a participação de 200.000 homens da Coreia do Sul e 3.700 dos Estados Unidos.
(Com agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário