quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Vendas para o Natal devem crescer 3% este ano em Divinópolis, MG, diz CDL.

Vendas para o Natal devem crescer 3% este ano em Divinópolis, diz CDL

Entidade aponta 'retração econômica' nos últimos anos.
Chegada de personagem natalino e ações promocionais são esperanças.

 
Ricardo Welbert  
Do G1

Loja em Divinópolis exibe árvore de Natal em vitrine (Foto: Ricardo Welbert/G1)Loja em Divinópolis exibe árvore de Natal em vitrine (Foto: Ricardo Welbert/G1)

O comércio de Divinópolis espera um crescimento de 3% nas vendas para o Natal deste ano, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O presidente da entidade, Rogério Aquino, reconhece que a expectativa é baixa. Entretanto, em 2013 o faturamento foi 1,5% maior do que em 2012. A maior alta registrada com a chegada dos festejos natalinos nos últimos anos ocorreu em 2010, com índice de 9%.
"O ano em que estamos não tem sido bom para o comércio no Brasil, de modo geral. Percebemos a retração econômica e, por isso, não almejamos grandes lucros", avaliou Aquino.
Ele acredita que a maior parte dos consumidores use o 13º salário para pagar dívidas. "Uma recente pesquisa da Serasa revelou que 60% dos consumidores brasileiros pretendem usar o dinheiro extra para limpar o nome. Quando a grande parcela de consumidores inadimplentes for reduzida, acreditamos que o restante do dinheiro extra de cada um será investido em novas compras, o que dará novo fôlego ao mercado", disse o presidente da CDL.
Para chamar a atenção do cliente, os lojistas investem em vitrines decoradas, além de ações como promoções e distribuição de brindes. A CDL recomendou que os empresários intensifiquem as ações a partir do dia 15 de dezembro.
Diferente do que ocorre em algumas cidades, no comércio de Divinópolis não há disputa pelo título de "vitrine mais bonita do Natal".


Pontapé inicial

Ainda segundo Aquino, o "pontapé inicial" para as vendas de Natal em Divinópolis será dado com a "Chegada do Papai Noel". O evento consiste em apresentar o personagem à população e colocá-lo à disposição do público da sede da CDL, para que as crianças possam tirar fotos ao lado do "bom velhinho". O evento será realizado no próximo sábado (22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário