quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Ufla terá curso gratuito de medicina a partir de março de 2015 em Lavras, MG.

Ufla terá curso gratuito de medicina a partir de março de 2015 em Lavras

Cidade terá novo hospital escola com a implantação da graduação.
Nepomuceno também já fechou convênio e município será beneficiado.

 
Do G1 
Quem quer cursar medicina em uma universidade federal  pode comemorar as 60 novas vagas anuais aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC) na Universidade Federal de Lavras (MG), a Ufla, no último dia 17 de novembro. A faculdade será a segunda no Sul de Minas a oferecer gratuitamente o curso de medicina a partir de março de 2015. A saúde pública também receberá melhorias: Lavras terá um novo hospital e Nepomuceno (MG) já fechou um convênio com a universidade.
A estrutura física da universidade já está sendo preparada para receber os novos alunos. Inicialmente, eles vão ter aulas em prédios já existentes no campus, mas uma nova área está sendo construída. A previsão é de que ela fique pronta em dois anos.
A notícia trouxe empolgação também para estudantes e moradores da região. O engenheiro agrônomo Gabriel de Melo Salgado se formou em 2013, mas sempre sonhou com o curso de medicina. Quando soube da implantação na Ufla, se preparou. “Eu fiz a prova do Enem para ver se consigo uma das 30 vagas disponíveis para o primeiro semestre do próximo ano. O curso dentro da minha própria cidade, posso morar com minha família, vamos ver”, disse.
A primeira turma, com 30 alunos que começam no primeiro semestre de 2015 devem concluir o bacharelado no curso somente em 2020, mas a partir de 2015 o curso já trará reflexos à cidade, uma vez que os estudantes poderão atuar nas unidades de saúde de Lavras e da região.
“O prédio onde funcionava o Hospital do Coração em Lavras está sendo recuperado, no local vai funcionar um hospital escola com mais de 12 mil metros quadrados. Os moradores da região também serão beneficiados com a implantação do curso. É um curso diferenciado, que trabalha mais com a humanização e muito importante para região”, explicou o assessor da reitoria da Ufla, João Chrysostomo de Resende Junior.

Área onde prédios da medicina serão construídos já está sendo preparada em Lavras (Foto: Reprodução EPTV) 
Área onde prédios da medicina serão construídos já está sendo preparada em Lavras 
(Foto: Reprodução EPTV)

O curso atingirá também outras cidades, como Nepomuceno (MG), por meio de parcerias. “A Santa Casa de Nepomuceno também firmou convênio com a Ufla e também vai receber os estudantes”, comentou a presidente do hospital, Luíza Mendes.
É importante destacar que além da Ufla, o curso de medicina é oferecido de graça também pela Universidade Federal de Alfenas (MG). De maneira particular o curso é oferecido em três outras universidades, a Unifenas em Alfenas, a Faculdade de Medicina de Itajubá (MG) e a Univás de Pouso Alegre (MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário