domingo, 9 de novembro de 2014

As melhores teclas de atalho para ganhar tempo no Windows 8.1 e Windows 10.

As melhores teclas de atalho para ganhar tempo no Windows 8.1 e Windows 10

Conheça as principais teclas de atalho para o Windows 8.1 e 10 
Conheça as principais teclas de atalho para o Windows 8.1 e 10


Hoje temos uma dica bem interessante para usuários de Windows. Algumas pessoas já são bem familiarizadas com os comandos Alt+Tab para alternar entre programas ou Ctrl+Alt+Del para abrir o gerenciador de tarefas e finalizar aquele app que travou, mas na verdade, à partir do Windows 7 a Microsoft acrescentou os códigos do sistema um apanhado de novas funcionalidades, que podem ajudar a dinamizar ainda mais seu fluxo de trabalho. O Aero Snap é uma delas, que permite com que o usuário “encaixe” um dos aplicativos abertos na metade esquerda ou direita da tela, o que pode maximizar de certa forma a produtividade, ainda mais pra quem trabalha com mais de um aplicativo aberto ao mesmo tempo. Essa função pode ser acessada através do teclado, simplesmente pressionando a tecla “Windows + seta esquerda ou direita”!

Assim como nos famosos jogos de videogame, as combinações de teclas são um baita diferencial em vários cenários, abaixo listaremos algumas situações onde esses “combos” podem ser um diferencial, literalmente uma mão na roda:


[Navegação Eficiente ]

Fixar os aplicativos mais utilizados na barra de tarefas pode poupar tempo para os usuários, mas e se você estiver digitando um documento, e quiser abrir algum dos itens lá embaixo sem tirar as mãos do teclado e ir para o mouse? Simples! Apenas pressione a tecla “Windows + 1” para abrir o primeiro programa listado na barra, ou “Windows + 2” para o segundo, e assim sucessivamente.
Esse atalho pode acabar ficando um pouco confuso caso você possua várias instâncias de um programa sendo executado ao mesmo tempo, por exemplo, várias janelas do Word abertas com diferentes documentos, ou várias janelas do Windows Explorer com diferentes pastas, mas nesse caso em particular, a combinação dessas teclas te levará ao grupo de apps relacionados ao programa fixado na barra! Ou seja, basicamente o mesmo efeito como se você passasse o mouse por cima do aplicativo na barra, ele acaba mostrando as  instâncias divididas em “abas”. Bacana, né?
Acessar uma lista de “Utilizados Frequentemente” também é algo que pode poupar bastante tempo, principalmente se é algo relacionado aos programas fixados na barra de tarefas. Para nossa sorte, também existe um atalho de teclado para realizar o acesso rápido: Tecla “Windows + Alt + 1” exibirá os arquivos mais utilizados do primeiro programa fixado na barra, “Windows + Alt + 2” do segundo programa, e assim por diante.


[Acessando o Menu de “clique direito” sem mouse ]

Uma das teclas geralmente esquecidas em nossos teclados é a de “Menu”. Ela está geralmente na última fileira, ali entre o “Alt” e o “Ctrl“, ligeiramente abaixo do “Shift” direito. Enquanto você escreve um texto no Word, por exemplo, você pode corrigir aquela palavra que ficou marcada como incorreta, selecionando a sugestão que melhor se aplica a seu texto apenas usando essa tecla, sem tirar seus dedos do teclado. #ficaadica


[Arquivos e Pastas ]

Essa dica é bem interessante, principalmente para aquelas pessoas que costumam renomear costumeiramente vários arquivos. Sabia que você pode fazer isso de forma rápida e fácil apenas apertando a tecla “F2” e digitando o nome desejado, logo depois, pressionando a tecla “Tab” para prosseguir para o próximo arquivo. Caso queira acessar o arquivo antigo da lista, você pode apertar as teclas “Tab + Shift”, e para editar as propriedades de um arquivo específico, ao invés de ir lá e clicar com o botão direito do mouse você pode simplesmente pressionar “Enter + Alt” e usar as teclas direcionais para navegar pelas opções, e a tecla “Espaço” para marcar ou desmarcar alguma opção.
Navegar por pastas no Windows Explorer pode ser algo simples e rápido. Acostume-se a utilizar as teclas “Home“ e “End” para pular para o topo ou fim de uma pasta (ou página da web, caso esteja em um navegador, lendo um artigo longo que nem esse)! As teclas “Page Up” e “Page Down” também são bem úteis, e tem uma função similar. 


[Menus de Aplicativo ]

Você sabia que existem vários atalhos em quase todos os aplicativos que utilizamos no dia a dia? Você pode até nem saber qual combinação de teclas utilizar para navegar nos menus, mas o Windows te dá uma mãozinha. Quando você estiver em um aplicativo, como por exemplo, o Bloco de Notas, e você quiser criar um novo documento de texto, você pode rapidamente fazê-lo apenas com o teclado. Basta apertar a tecla “Alt” e você notará que algumas letras no menu superior ficarão sublinhadas. O que acontece se você aperta alguma das letras marcadas? A parte correspondente a ela é ativada no Menu! Super fácil! Essa dica também se aplica a qualquer caixa de diálogo que venha a surgir no sistema, que geralmente podem ser dispensadas usando “S” para opção “Sim” e “N“ para “Não”.
O “Alt + Tab” pode até já ser bem conhecido como opção para alternar entre os aplicativos abertos, mas você sabia que pode inverter a ordem de navegação pressionando junto do comando a tecla “Shift”? Outra forma de se navegar é utilizando a combinação “Control + Tab”, assim você pode alternar entre as abas abertas (a maioria dos navegadores já é compatível com esse atalho). Caso queira ir para uma aba específica, você pode teclar “Control + 1” para a primeira aba do navegador ou “Control + 2” para a segunda, e assim por diante. Para fechar a aba ativa você pode usar a combinação “Control + F4”.
Para finalizar qualquer programa rapidamente você pode apertar “Alt+ F4”, caso você esteja no Word, PowerPoint, Excel ou bloco de notas, por exemplo, os apps perguntarão se você deseja salvar o arquivo antes de serem fechados.
Pode levar algum tempo para você acostumar com todas essas combinações de tecla, mas uma vez que elas sejam dominadas, você poderá notar como seu fluxo de trabalho vai ser mais dinâmico e simples! Algumas das combinações citadas nesse artigo também funcionam com Windows Vista e XP, mas não todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário