quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Horário de verão atrasará anúncio do resultado da eleição presidencial.

Horário de verão atrasará anúncio do resultado da eleição presidencial

Segundo TSE, divulgação deve atrasar meia hora devido à votação no Acre.
Estado do Norte tem uma diferença de três horas com o horário de Brasília.

 
Fernanda Calgaro  
Do G1
 
A diferença de fuso horário entre Brasília e o estado do Acre e a implantação do horário de verão irão atrasar em cerca de meia hora a divulgação do nome do novo presidente da República na eleição deste domingo (26). Apesar de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estimar que a apuração se encerrará por volta das 19h30, o resultado final só será divulgado após as 20h, quando terminar a votação no território acreano.
 
A assessoria de imprensa do TSE informou que nenhum dos ministros da Corte eleitoral terá acesso ao resultado da eleição presidencial antes da divulgação oficial. Ainda de acordo com os assessores, apenas as equipes de informática do tribunal e dos tribunais regionais eleitorais, responsáveis por monitorar a apuração dos votos, terão acesso antecipado à apuração parcial do pleito.
O Acre tem um fuso com duas horas de diferença a menos em relação ao horário de Brasília. Além disso, devido ao horário de verão, a diferença aumentou provisoriamente para três horas.
Em todo o país, os locais de votação ficarão abertos até as 17h (no horário local). Desta forma, quando os eleitores do Acre acabarem de votar, já serão 20h nos estados que seguem o horário de Brasília.
No primeiro turno das eleições, realizado em 5 de outubro, o horário de verão ainda não estava em vigor. Por isso, naquela ocasião, os resultados das urnas começaram a ser divulgados a partir das 19h.
Devido à informatização do processo eleitoral, às 19h56 do dia 5, o TSE já havia apurado 91% das urnas do país e tinha confirmado, matematicamente, que Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) iriam disputar o segundo turno.
Nas 13 unidades da federação onde haverá segundo turno para governador (Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima), o resultado da apuração das urnas começará a ser divulgado logo após o término da eleição, às 17h, no horário local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário