quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Chuva começará mais tarde neste ano em Minas Gerais.

Chuva começará mais tarde neste ano em Minas Gerais, diz governo

Previsão foi feita em lançamento de plano para período chuvoso.
Defesa Civil montou sistema com radares e o acionamento de mensagens.

 
DO G1
 
A chuva vai chegar com dois meses de atraso em Minas Gerais. A previsão foi feita pelo governo do estado durante o lançamento do plano de emergência para o período chuvoso, que deve começar somente em dezembro. Em outubro e novembro, estão previstas apenas pancadas rápidas.
O plano, lançado neste quarta-feira (15), traz os preparativos de outubro até abril de 2015. “Vamos ter chuvas significativas, principalmente para a recuperação de nascentes, somente no mês de dezembro. No mês de janeiro, as chuvas deverão ficar mais no sul do estado, divisa com o estado de São Paulo. E a seca volta novamente a partir de fevereiro”, falou o meteorologista Ruibran dos Reis.
A estiagem prolongada permitiu que a situação dos rios ficasse exposta. E isso traz ainda mais preocupações. Segundo o coordenador da Fundação Rural Mineira (Ruralminas), Luiz Flávio Farnezi, a falta de água mostra a grande quantidade de detritos que são jogados nos rios.
De acordo com o Executivo estadual, o impacto econômico do último período chuvoso passou dos R$ 2 bilhões. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informou ainda que, em média, vinte pessoas morrem a cada ano, por causa da chuva.
O plano de emergência reúne a participação de parceiros dos setores público e privado nas ações do governo. A Defesa Civil montou um sistema integrado com radares e o acionamento de mensagens de texto, para pessoas e instituições de áreas que estiverem em risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário