sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Alcoólatras limpam ruas e são pagos com cerveja.

Cidade alemã usa alcoólatras para limpar ruas e paga com cerveja


Em um projeto inédito na Alemanha, alcoólatras são pagos com cerveja para limpar as ruas da cidade de Essem, no estado Renânia do Norte-Vestfália. O objetivo, de acordo cm o site "Deutsche Welle",é ajudar os participantes a se reintegrarem à sociedade.
Denominado Pick-Up, o projeto-piloto foi idealizado pela organização assistencial Suchthilfe Direkt Essen, com o suporte da Agência do Trabalho municipal. Os garis recebem 1,25 euro por hora. E cerveja.
- Não estou fazendo isso só pela bebida - garante um dos cinco participantes da iniciativa, que pediu ao "Deutsche Welle" para não ter seu nome divulgado. - Eu posso conseguir cerveja do meu próprio jeito. Posso ficar bêbado quando quiser. Mas isso me permite ajudar as pessoas em volta de mim e me dá a chance de retribuir algo à minha cidade.
A jornada de trabalho dura quatro horas. Depois do fim do expediente, os garis participam de um encontro na sede da Suchthilf, onde recebem a cerveja - no máximo três latas por turno, que só podem ser consumidas nas dependências da organização.
O projeto foi inspirado num modelo holandês. No bairro de Oost, em Amsterdã, uma iniciativa semelhante está em andamento desde 2013. De acordo com os organizadores locais, ela é um sucesso no que diz respeito à redução da quantidade de álcool consumida diariamente por cada participante. Outras comunidades holandesas estudam adotar o modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário