segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Mamógrafo móvel realiza exames grátis contra câncer em Divinópolis, MG.

Mamógrafo móvel realiza exames grátis contra câncer em Divinópolis

Mamógrafo móvel irá ficar até dia 30 de setembro na cidade.
Expectativa é de que mais de 300 exames sejam realizados.

 
Do G1
 
Mamografia Móvel foi montada na Praça da Catedral (Foto: Reprodução/ TV Integração)Mamógrafo móvel está na Praça da Catedral
(Foto: Reprodução/ TV Integração)

De 22 a 30 de setembro, Divinópolis recebe o mamógrafo móvel. A ação, realizada na Praça da Catedral, irá atender mulheres com idade acima dos 50 anos para prevenção e diagnóstico do câncer de mama. A expectativa é de que mais de 300 exames sejam realizados na cidade.
O caminhão foi adaptado para receber as mulheres. Além da recepção, tem uma sala de atendimento e outra onde é feito o exame. A coordenadora técnica do projeto, Amanda Magalhães, conta que várias cidades recebem a estrutura. “As cidades que têm necessidade e têm demanda para desafogar a mamografia na cidade recebem o caminhão. Também estamos levando o mamógrafo para todos os municípios que não têm acesso ao exame”, afirma.

A expectativa é de que 60 mulheres, entre 50 e 69 anos, sejam atendidas por dia. O resultado do exame será impresso e encaminhado para a unidade de saúde do paciente em no máximo 20 dias. O médico irá fazer uma avaliação e, dependendo do resultado, tomará as providências necessárias.
“Existem hoje 10 caminhões e eles estão rodando as 13 macrorregiões do estado. Esse de Divinópolis vem para anteceder o ‘Outubro Rosa’, uma campanha a nível mundial, que começamos no estado no dia 1º de outubro”, ressalta a Superintendente Regional de Saúde, Kênia Carvalho.
Durante o projeto mamografia móvel, representantes da ACCCOM também vão ficar na praça da catedral, conscientizando as mulheres. A intenção é chamar a atenção para o número de casos de câncer de mama. Só na região centro-oeste, são mais de 400 por ano.
A coordenadora da rede oncológica, Sara Lemos, explica que outras atividades serão realizadas no local. “Além dos exames, também iremos ensinar as mulheres a como olharem a mama, como fazer a palpação. Quando se acha o nódulo não é diagnóstico, é uma suspeita importante para localizar um possível câncer”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário