quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Grupo derruba muro para libertar presos em Pedrinhas no MA.

Após recontagem, governo do MA confirma 36 fugas em Pedrinhas

Informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira pela Secom.
Presos fugiram na noite de quarta, após caçamba derrubar muro do presídio.

 
Do G1 
 
Após a fuga, homens do Geop reforçam a segurança em Pedrinhas nesta quinta-feira (11) (Foto: Reprodução / TV Mirante) 
Após a fuga, homens do Geop reforçam a segurança em Pedrinhas nesta quinta-feira (11) 
(Foto: Reprodução / TV Mirante)


Trinta e seis presos fugiram do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, na noite dessa quarta-feira (10), de acordo com nota emitida pela Secretaria de Comunicação do Estado. A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) havia divulgado inicialmente que apenas seis detentos tinham conseguido fugir. Outros quatro ficaram feridos na tentativa de fuga e um foi recapturado.
De acordo com a nota, os seis presos identificados inicialmente na quarta (10) estavam no Bloco Beta, e os 30 apontados na recontagem estavam no Bloco Alfa.

Os presos fugiram após um caminhão tipo caçamba ter derrubado parte do muro do Centro de Detenção Provisória (CDP). O veículo foi roubado no bairro Cidade Operária, onde quatro homens armados abordaram o motorista e o obrigaram a atingir e abrir um buraco no muro do CDP de Pedrinhas, segundo a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap).

Danley Rego da Conceição, 19 anos, suspeito de
roubar caminhão (Foto: Divulgação / Polícia Militar)
Danley Rego da Conceição, 19 anos, suspeito de roubar caminhão em fuga de Pedrinhas no MA (Foto: Divulgação / Polícia Militar)Na madrugada desta quinta-feira (11), o rapaz identificado como Danley Rego da Conceição, de 19 anos, foi preso em uma estrada em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís. Segundo informações da Polícia Militar, ele é um dos quatro suspeitos de roubar o caminhão usado para atingir o muro do Centro de Detenção.
De acordo com informações da PM, após a fuga, uma equipe policial que fazia ronda pelas proximidades da Estrada de Santana encontrou o grupo, que seguia em um veículo pela via. Na ação, somente um dos suspeitos foi capturado. Os outros três conseguiram fugir e continuam foragidos até o momento. Foram apreendidos o carro, um revólver calibre 38, munição e um colete da Polícia Civil.


Medo da comunidade

A reconstrução de parte do muro do Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas (CDP) teve início a partir das 8h desta quinta-feira (11). A queda do muro, ocorrida na noite de quarta, deixou a comunidade da Vila Progresso, que fica atrás do presídio, em pânico. Muitos afirmam que sequer dormiram nesta madrugada. "Foi muito tiro, e eu morrendo lá dentro, sozinha, e Deus. Quando eu ouvi, eu apaguei todas as luzes, desliguei a televisão e fiquei lá debaixo da cama", disse uma moradora que preferiu não se identificar.  


Abaixo, confira a íntegra da nota da Secretaria de Comunicação sobre a recontagem de presos:

De acordo com informações consolidadas das Secretarias de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), de Segurança Pública (SSP) e Força Nacional, 36 presos fugiram do Centro de  Detenção Provisória (CDP), na noite desta quarta-feira (10). Os seis presos identificados na quarta (10) estavam no Bloco Beta e os 30 apontados na recontagem estavam no Bloco Alfa.
Todos os fugitivos já estão identificados. A polícia está realizando incursões para recapturar os foragidos.
Danley Rego da Conceição, de 19 anos, foi preso suspeito de envolvimento na ação criminosa desta quarta-feira (10), quando um caminhão caçamba derrubou parte do muro dos fundos do Centro de Detenção Provisória (CDP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário