quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Hello Kitty, pasmem, não é uma gata, diz criadora Sanrio.

Hello Kitty, pasmem, não é uma gata, diz criadora Sanrio

Personagem criada há 40 anos é uma garota britânica do signo de escorpião

A personagem Hello Kitty, criada pela marca Sanrio
 
A personagem Hello Kitty, criada pela marca Sanrio (Divulgação/Sanrio/VEJA)


Uma das personagens mais conhecidas da cultura pop japonesa não é o que parece ser. Hello Kitty, criada em 1974 pela marca Sanrio, não é uma gata, revelou a empresa. Apesar do bigode, das orelhas e do nome (“kitty” é um termo equivalente a “gatinho”, em inglês), Hello Kitty é definida pela Sanrio como uma garotinha britânica do signo de escorpião, segundo o jornal Los Angeles Times.

A descoberta foi feita pela antropóloga Christine R. Yano, da Universidade do Havaí, que estuda há anos o fenômeno Hello Kitty. Escolhida como curadora de uma mostra comemorativa dos 40 anos da personagem no Japanese American National Museum, nos Estados Unidos, Christine começou a escrever os textos que acompanhariam os objetos da exposição, chamando Hello Kitty de gata — e logo foi corrigida pela Sanrio. “Ela é uma caricatura. É uma garotinha, uma amiga. Mas não uma gata. Ela anda e senta como um ser bípede”, dizia o recado da marca.

A empresa deu outros detalhes sobre a biografia da personagem. Seu nome completo é Kitty White, ela é se escorpião e britânica, filha de George e Mary White. Ela tem uma irmã gêmea e mora nos arredores de Londres. Ironicamente, a Hello Kitty possui um gato de estimação, chamado Charmmy Kitty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário