sexta-feira, 4 de julho de 2014

Samsung abandona fabricação de TVs de plasma e foca em LED.

Samsung abandona fabricação de TVs de plasma e foca em LED

Ascensão do segundo modelo no mercado explica decisão

Divulgação
TV Plasma 51" Samsung PL51F4000 (Divulgação)


A Samsung anunciou que vai descontinuar a produção de telas de plasma (conhecidas como PDP, na sigla em inglês) até o fim do ano. A empresa pretende se concentrar em seus negócios de materiais e energia.

De acordo com um comunicado, a decisão foi motivada pelo declínio nas vendas de TVs de plasma, que perderam espaço para modelos de LED. A Samsung já declarou que seu foco são os modelos 4K (ou UltraHD) e de tela curva, ambos com tecnologia LED. A assessoria da Samsung no Brasil disse estar esperando um posicionamento da matriz para se pronunciar sobre o assunto.
Outros grandes fabricantes estão deixando de lado a tela de plasma. A Panasonic parou de produzir esse tipo de aparelho em dezembro do ano passado, alegando "mudanças no ambiente dos negócios e demanda pelo PDP em queda". A LG também estaria prestes a seguir pelo mesmo caminho, segundo fontes da indústria citadas na imprensa estrangeira. A companhia já converteu uma de suas linhas de produção de TV de plasma para baterias solares.
A dificuldade de se produzir uma TV de plasma com resolução 4K a um preço razoável pode ser outro fator por trás do abandono das telas de plasma. De acordo com um executivo da Samsung entrevistado pelo site norte-americano CNET, o custo de se produzir um modelo já era superior ao das versões de LED e LCD.
A imagem da televisão de plasma é considerada melhor do que as outras tecnologias, especialmente nos aspectos de contraste e ângulo de visão. Os modelos de plasma, porém, se saem mal no consumo de energia quando comparados a outros tipos de TV de tela plana.


Brasil  

Curiosamente, a TV de plasma registrou uma ligeira retomada no Brasil do ano passado para cá. Só no primeiro trimestre foram fabricados 658.000 televisores desse tipo no país, um volume 484% maior em relação a igual período de 2013. No varejo, as vendas de televisores de LCD e LED cresceram 13% em número de unidades no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2013. Enquanto isso, a TV de plasma avançou 290% nesse mesmo período. 
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário