quinta-feira, 17 de julho de 2014

Incêndio atinge Serra da Canastra entre Triângulo e Centro-Oeste de MG.

Incêndio atinge Serra da Canastra entre Triângulo e Centro-Oeste de MG

Cerca de 30 homens combatem as chamas desde quarta-feira (16).
Ainda não há registro de área devastada.


Anna Lúcia Silva Do G1 

 
Em 2012, incêndio também atingiu grande parte do
local (Foto: Joe Stevens/BBC)
Novo foco de incêndio é registrado na Serra da Canastra  (Foto: Joe Stevens/BBC)Após quase dois anos sem registrar incêndios de grandes proporções, o Parque Nacional da Serra da Canastra voltou a queimar. As chamas registradas na área que compreende os municípios de Sacramento, no Alto Paranaíba e São Roque de Minas no Centro-Oeste do estado, tiveram início na madrugada de quarta-feira (16), segundo informações da analista ambiental do parque, Paola Vieira Ribeiro.
Desde então, cerca de 30 homens da Brigada de Incêndio do local e do Instituto Chico Mendes (ICM bio) tentam controlar as chamas com apoio de um helicóptero e duas aeronave (air tractor) que chegaram de Brasília na tarde desta quinta-feira (17).
A analista ambiental não soube precisar o tamanho da área devastada pelo fogo, pois o chefe substituto do local, Vicente de Paulo, não retornou à base de comunicação desde o início da manhã, quando ele saiu para sobrevoar a área. No local não é possível efetuar comunicação por meio de um radiocomunicador, portanto não há informações precisas sobre o ocorrido.

Fogo destruiu cerca de 1.500 hectares em 2012
(Foto: Instituto Chico Mendes/Divulgação)
Fogo destrói cerca de 1.500 hectares na região da Serra da Canastra em MG (Foto: Instituto Chico Mendes) "Ainda não tivemos apoio de cidades vizinhas, pois da última vez que Vicente de Paula sobrevoou a área ele informou que o grupo de homens da brigada conseguiria controlar as chamas, aparentemente. Caso seja necessário iremos buscar apoio na região", afirmou Paola.
O último registro de incêndio de grande proporção no Parque Nacional da Serra da Canastra foi em 2012, quando mais de 1.500 hectares foram destruídos em São Roque de Minas.O fogo ameaçou chegar em dois pontos importantes do parque, a cachoeira Cascadanta e o Rio São Francisco, contudo foi controlado antes.
Equipes continuam em combate até o fim desta tarde. Os trabalhos devem ser suspensos durante a noite e só retornam no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário