sexta-feira, 11 de julho de 2014

Caso TelexFree: nos EUA, prisão para os sócios, no Brasil, carreira política.

Caso TelexFree: nos EUA, prisão para os sócios, no Brasil, carreira política

Carlos Costa, candidato a uma vaga de deputado federal, representa a empresa acusada de prática de pirâmide financeira no Brasil e declarou um patrimônio de mais de 13 milhões de reais; fraude da TelexFree é de mais de 1 bilhão de dólares

Carlos Costa, diretor de marketing da Telexfree

Carlos Costa, diretor de marketing da Telexfree (Reprodução)

 
O diretor de marketing, sócio e porta-voz da TelexFree no Brasil (que leva o nome de Ympactus), Carlos Roberto Costa, está se candidatando a uma vaga na Câmara. Costa filiou-se ao Partido Republicano Progressista (PRP) e quer concorrer ao cargo de deputado federal pelo Espírito Santo. A candidatura ainda não está confirmada, pois os pedidos de impugnação podem ser entregues à Justiça Eleitoral até as 19 horas do dia 12. Contudo, por obra da morosidade do Judiciário, não há nenhum impedimento conhecido que tire de Costa o direito de se candidatar. Enquanto nos Estados Unidos os dirigentes da TelexFree foram presos tão logo foram detectadas provas de que se tratava de um amplo esquema de pirâmide, a Justiça brasileira leva mais de um ano investigando o caso, sem que a acusação seja concluída. As investigações no Brasil começaram em maio de 2013, enquanto nos EUA, ocorreram no início de 2014. A prisão do presidente da TelexFree americana, James Merrill, foi decretada em maio deste ano. Outro sócio da empresa, Carlos Wanzeler, também teve a prisão decretada, porém fugiu para o Brasil antes de o mandado ser expedido.


Reprodução/VEJA
Ficha de Costa no site do TSE mostra patrimônio de R$ 13 mi
Carlos CostaCarlos Costa declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio superior a 13 milhões de reais, entre carros, imóveis, contas bancárias e participações em empresas. Ele afirmou ainda que gastará até 3 milhões de reais com a campanha eleitoral. Em sua ficha consta ainda que ele possui o Ensino Médio completo, nasceu em 1963 no Rio de Janeiro e é dono de três imóveis em Vila Velha (ES) que, juntos, valem 1,377 milhão de reais.
A TelexFree teve seus bens bloqueados no Brasil em junho do ano passado. Estima-se que o valor ultrapasse 600 milhões de reais — o que não é suficiente para ressarcir os membros da pirâmide, que perderam, segundo as investigações americanas, mais de 1 bilhão de dólares em todos os países em que o esquema funcionava. Para burlar o bloqueio no Brasil, os dirigentes da companhia tentaram transferir ilegalmente 100 milhões de reais para duas empresas, a Worldxchange e a Simternet. A Justiça conseguiu impedir a transação, mas não houve punição aos envolvidos.
Segundo relatório da Securities and Exchange Commission (SEC), órgão que regula o mercado financeiro americano, Carlos Costa, amigo de longa data de Wanzeler, chegou a deter participação de 30% na TelexFree americana, mas vendeu sua fatia a James Merrill e ficou apenas com fatia na filial brasileira. Segundo dados da Justiça Eleitoral, ele possui hoje 300 mil reais em cotas da Ympactus (razão social da TelexFree no Brasil) e 2 milhões de reais em participação na Simternet, empresa usada para receber o dinheiro desviado da TelexFree.



Empresários da TelexFree investigados por crimes


Carlos N. Wanzeler

Carlos N. Wanzeler,  45 anos, vive em Northborough, Massachusetts. Wanzeler é co-proprietário e tesoureiro da TelexFree e apareceu em diversos videos promocionais da companhia divulgados na internet. Ele também é proprietário da Above & Beyond the Limit, LLC e da Brazilian Help, Inc, uma empresa cujo principal escritório está localizado na sede da TelexFree em Marlborough.

James M. Merrill

 
James M. Merrill, 52 anos, vive em Ashland, Massachusetts. Merrill é co-proprietário da TelexFree e apareceu em diversos videos promocionais da companhia divulgados na internet. Antes da suspensão das operações da empresa em 14 de abril de 2014, Merrill também havia sido o presidente da TelexFree. Ele ainda é proprietário da Cleaner Image Associates, Inc, um pequeno negócio de limpeza comercial, administrado de sua própria residência desde 1986.



Steven M. Labriola

 
  Steven M. Labriola, 53 anos, vive em Northbridge, Massachusetts. Labriola é o diretor de vendas internacionais da TelexFree e apareceu em diversos videos promocionais da companhia divulgados na internet. O executivo é o diretor-fundador da Common Cents e também administra a Gyver Work, uma pequena empresa de manutenção e reparos de comptudadores, localizada em Southborough, Massachusetts.


Joseph H. Craft

 
Joseph H. Craft, 50 anos, vive em Boonville, Indiana. Craft é diretor-financeiro da TelexFree e prepara as declarações financeiras da companhia. Ele já foi diretor-financeiro de outras empresas de marketing multinivel e atualmente trabalha como contador público, com escritórios nos Estados de Indiana e Kentucky.


Sanderley Rodrigues de Vasconcelos

 
Sanderley Rodrigues de Vasconcelos, 42 anos, morava em Revere, Massachusetts, e atualmente vive em Davenport, Florida. Vasconcelos é um dos divulgadores de maior sucesso da TelexFree, especialmente na comunidade brasileira em Massachusetts. Ele apareceu em diversos videos promocionais da companhia divulgados na internet e pede publicamente para ser o primeiro divulgador norte-americano a ser tornar um milionário. Em 2007, o executivo foi acusado de operar um esquema fraudulento de pirâmide conhecido como Universo FoneClub Corporation. Ele também é proprietário da WWW Glibal Business Inc, uma empresa fundada em fevereiro de 2013.


Santiago De La Rosa

 
Santiago De La Rosa, 42 anos, vive em Lynn, Massachusetts. De La Rosa é um dos divulgadores de maior sucesso da TelexFree, especialmente na comunidade dominicana em Massachusetts, e apareceu em diversos videos promocionais da companhia divulgados na internet. Ele também é proprietário da Magica Media Corp, uma empresa fundada em março de 2013.


Randy N. Crosby

 
 Randy N. Crosby, 51 anos, vive em Alpharetta, Georgia. Crosby é um dos divulgadores de maior sucesso da TelexFree e apareceu em diversos videos promocionais da empresa divulgados na internet. O executivo também divulgou a TelexFree por meio de um site chamado "everybodygetspaidweekly.biz".


Faith R. Sloan

 
Faith R. Sloan, 51 anos, vive em Chicago, Illinois. Faith é uma das divulgadoras de maior sucesso da TelexFree e apareceu em diversos videos promocionais da empresa divulgados na internet. Ela também divulgou a TelexFree por meio de um site chamado "telexfreepower.com".

Nenhum comentário:

Postar um comentário