segunda-feira, 23 de junho de 2014

Vírus da poliomielite aparece em esgoto no Brasil, diz OMS.

OMS divulga ter encontrado no Brasil
vírus causador da poliomielite

Vírus estava em esgoto colhido no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Não há casos de contaminação humana, afirma a agência da ONU.

Do G1



A Organização Mundial de Saúde divulgou nesta segunda-feira (23) que autoridades de vigilância encontraram no Brasil a circulação do poliovírus selvagem tipo 1, um dos sorotipos que causam a poliomielite (pólio).
De acordo com uma nota divulgada pela agência da ONU, o vírus foi encontrado em amostras coletadas em março no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Ainda segundo a organização, essa amostra seria similar a outra recentemente isolada de um caso na Guiné Equatorial.
O comunicado diz também que risco de o vírus da pólio encontrado no Brasil se espalhar internacionalmente é "muito baixo", e da Guiné Equatorial é "alto". Nenhum caso de contaminação humana foi relatado até o momento.


Pólio erradicada no Brasil

Apesar de ser considerada uma doença altamente contagiosa, que afeta principalmente crianças com menos de cinco anos, a pólio é considerada erradicada do Brasil desde 1989.
O número de casos de pólio no mundo caiu mais de 99% desde 1988, passando de 350 mil a 406 casos notificados em 2013. Esta diminuição deve-se ao esforço global para erradicar a doença, segundo a OMS.
No entanto, em maio deste ano a organização decretou estado de emergência de saúde pública após o registro, desde janeiro, de casos no Afeganistão, Iraque e Guiné Equatorial. A doença pode causar paralisia em algumas horas e, em alguns casos, ser fatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário