terça-feira, 3 de junho de 2014

Tailandeses usam gesto de 'Jogos Vorazes' para protestar.

Tailandeses usam gesto de 'Jogos Vorazes' para protestar

Jornal afirma que uma mulher foi presa ao imitar símbolo de resistência de filme

Manifestantes se reúnem em shopping de Bangkok para protestar contra militares
 
Manifestantes se reúnem em shopping de Bangkok para protestar contra militares (Reuters)

 
Grupos de manifestantes que se opõem ao golpe militar na Tailândia adotaram um símbolo de resistência usado na popular série de filmes de ficção científica Jogos Vorazes. Imagens de um protesto realizado ontem em um shopping de Bangcoc mostram dezenas de jovens levantando a mão direita e fazendo uma junção com três dedos. O gesto é similar ao usado pela heroína Katniss Everdeen, um dos personagens de Jogos Vorazes. No segundo filme da série, o símbolo se espalha entre os cidadãos do fictício Estado totalitário de Panem como um protesto silencioso contra o governo. 

De acordo com o jornal Bangkok Post, os militares que derrubaram o governo em 22 de maio estão analisando a possibilidade de prender os manifestantes que fizerem o gesto. Pelo menos uma mulher foi detida domingo sob este argumento no mínimo frágil. Centenas de soldados foram convocados para sufocar pequenos protestos que surgiram na capital. 

Reprodução

Os personagens de Jogos Vorazes


O jornal Khaosod também mencionou a prisão, mas apontou outra teoria para o surgimento do gesto, afirmando que entre os manifestantes tailandeses ele significaria “liberdade, igualdade e fraternidade”, o lema da Revolução Francesa.   
Citado pelo The Wall Street Journal, Brad Adams, diretor da seção asiática do Human Rights Watch afirmou que a adoção do gesto reflete as dificuldades dos manifestantes para se expressarem diante da censura imposta no país. 

Com uma lei marcial em vigor, os militares proíbem a formação de aglomerações com mais de cinco pessoas em todo o país. Também foram proibidas críticas às Forças Armadas, tanto na imprensa quanto em redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário