quarta-feira, 4 de junho de 2014

Excesso de creme dental dificulta a higienização da boca.

Quanto maior a quantidade de creme dental, melhor a higienização?

 

Escolha um creme dental cujo sabor lhe agradeUma higienização eficiente independe tanto da quantidade como do próprio creme dental. Os principais agentes na escovação são a escova e o fio dental. O creme e o enxaguante bucal são auxiliares, ou seja, coadjuvantes na higiene, eles apenas auxiliam e complementam.
O creme dental é basicamente uma mistura de um detergente, um pó abrasivo, um edulcorante (adoçante), um flavorizante (sabor) e flúor. Sua finalidade é melhorar a eficiência da escovação devido à ação do abrasivo e do detergente. O sabor do produto tem como finalidade um efeito cosmético, promovendo uma sensação agradável ao fim da higienização.

O flúor desempenha um papel importante na prevenção da cárie, porém sua ingestão pode causar náuseas, manchamento dos dentes nas crianças e diarreia. É importante que crianças pequenas utilizem apenas as pastas infantis, que são comercializadas sem flúor ou com uma quantidade bem reduzida. O uso de pasta fluoretadas só é indicado quando adquirirem o hábito de não ingerir o creme dental durante a escovação.
Algumas pessoas acreditam que a qualidade da higienização está relacionada a quantidade de creme dental. Mas na verdade, quanto mais pasta, pior o procedimento. O ideal é que seja colocada na escova uma pequena quantidade, pois o excesso de espuma acaba por dificultar a higienização.


Para escolher o creme dental ideal podemos seguir as seguintes sugestões:

1.
Escolha um creme dental cujo sabor lhe agrade.
2. Após algum tempo de uso da mesma pasta, busque trocar por alguma outra. Esta mudança irá estimulá-lo a escovar com mais frequência.
3. Pessoas com dentes sensíveis podem fazer uso de pastas específicas.
4. Crianças pequenas devem utilizar pastas infantis sem ou com pequena quantidade de flúor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário