quinta-feira, 8 de maio de 2014

UTI Neonatal de Formiga, MG, não atende pacientes da região.

UTI Neonatal de Formiga não atende pacientes da região

Unidade foi inaugurada em novembro do ano passado.
SRS enviará documentação para o estado autorizar funcionamento.

Do G1 

UTI Neonatal precisou passar por uma alteração
(Foto: Reprodução/TV Integração)
20 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Formiga MG (Foto: Reprodução/TV Integração) Os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal na Santa Casa de Formiga, inaugurada em novembro do ano passado, ainda não estão atendendo as gestantes da região. O hospital aguarda credenciamentos dos órgãos estaduais que impedem o funcionamento dos 18 leitos. A Superintendência Regional de Saúde (SRS) informou ao MGTV que está em processo de conclusão da documentação para enviar ao estado. A assessoria de comunicação do Ministério da Saúde explicou que o estado precisa encaminhar esse pedido para que a UTI Neonatal seja habilitada e possa funcionar.
A aparelhagem no local está completa e a equipe de trabalho já foi definida. Mas segundo o provedor da Santa Casa, Geraldo Couto, a unidade não tem condições financeiras de ativá-la. “Nós ficamos um ano com a UTI adulto com 17 leitos funcionando e temos apenas cinco credenciados. A Santa Casa ainda custeia mais sete leitos e não dá conta de manter as duas estruturas”, explicou.
De acordo com a superintendente Regional de Saúde, Kênia Carvalho, a demora é devido a uma alteração que precisou ser feita na UTI Neonatal. “A Vigilância Sanitária entendeu que seria necessário colocar 18 leitos e não 20 como estava previsto incialmente. Assim que esse processo for entregue ao nível central da Secretaria de Estado de Saúde e for aprovado poderá atender “, informou.
Enquanto isso, a filha da cuidadora de idosos, Delci de Oliveira, aguarda por uma vaga em Belo Horizonte. A filha dela está internada na Santa Casa e tem uma gravidez de risco. “Ela precisa ser transferida com urgência para que nem ela nem o bebê tenham alguma complicação. No hospital só dizem que é para esperar”, lamentou.


UTI Neonatal

O investimento do governo estadual foi de mais de R$ 1,2 milhão e vai beneficiar outras 54 cidades da região. O atendimento na unidade estava previsto para o dia 1º de dezembro. Os novos leitos foram equipados com berço aquecido e monitores de multiparâmetros que monitoram pressão, temperatura e respiração. Também foi instalada uma incubadora de transporte e incubadoras convencionais. Com os novos leitos na cidade, a região Centro-Oeste de Minas, que antes contava com seis leitos neonatais, passar a ter 24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário