domingo, 13 de abril de 2014

'Canto da Verônica' anuncia morte de Jesus durante encenação em Santo Antônio do Monte, MG.

'Canto da Verônica' anuncia morte de Jesus durante encenação em MG

Tradição conta que Verônica limpou o rosto de Jesus ao carregar a cruz.
Intérpretes explicam como é entoar canto em Santo Antônio do Monte.

Marina Alves Do G1

Crucificação de Jesus é encenada na Praça da
Matriz (Foto: Marina Alves/G1)
encenação Paixão Cristo Sexta-Feira Semana Santa Santo Antônio do Monte MG (Foto: Marina Alves/G1) "Vocês todos que passam pelo caminho, olhem e prestem atenção: haverá dor semelhante à minha dor?". Assim começa o canto entoado por Verônica enquanto desenrola e exibe a face de Jesus em um pano durante a encenação da Paixão de Cristo em Santo Antônio do Monte. A cidade mantém viva a tradição de transformar a Praça da Matriz e a Paróquia São José em palco para a encenação da Paixão de Cristo na Semana Santa. Segundo a tradição, Verônica correu até Jesus enquanto ele carregava a cruz e limpou o rosto dele cheio de sangue e suor. Ao retirar a toalha, o rosto de Jesus teria ficado marcado no pano.
O nome Verônica teria vindo da palavra em latim “vero”, que significa verdade. O canto, ou o grito de lamentação, tinha o intuito de anunciar que o homem que seria crucificado era o verdadeiro Cristo. “Na época ninguém parou para ouvir aquela mulher gritando e continuaram andando e chicoteando Jesus. Hoje, durante a encenação, o canto é após a crucificação, é uma forma de anunciar ao público a morte de Cristo e expor a dor”, explicou Maria Raimunda Borges Alves, que interpreta Verônica há 34 anos.
Desde os 14 anos, Maria Raimunda dá vida à personagem. "Quando criança, meus pais me traziam para ver a procissão e, quando a Verônica cantava, eu me emocionava e pensava: quando eu crescer eu quero interpretá-la. Sinto que nasci com o dom para entoar esse canto”, afirmou. Ela lembra que foi preciso provar que conseguia cantar o tom agudo, mesmo com a pouca idade, mas que a fé e determinação contribuíram para que ela alcançasse esse sonho. “Mostrei que eu podia e desde então busco interpretá-la todos os anos. Esse é um momento muito emocionante, quando me sinto a verdadeira Verônica, sinto as dores de Jesus em cada verso entoado”, destacou.

Verônica desenrola pano com rosto de Cristo
durante canto (Foto: Marina Alves/G1)
encenação Paixão Cristo Sexta-Feira Semana Santa Santo Antônio do Monte MG Verônica (Foto: Marina Alves/G1) A dedicação da intérprete é tanta que ela espera ser reconhecida como Verônica por toda a vida. “No dia que Deus me chamar, eu quero ser enterrada com a minha roupa de Verônica. Eu sempre tive o sonho de interpretá-la e espero cantar muito nos próximos anos. Eu sou conhecida como a Raimunda, aquela que canta e interpreta a Verônica”, enfatizou.
Outra intérprete foi Teresinha Tavares e Fraga, que há cerca de 50 anos também emocionou o público na Sexta-Feira da Paixão. Filha de músico e muito religiosa, Teresinha também sonhava em participar da encenação. “Fui Verônica duas vezes. Meu pai era músico na banda da igreja, além de ser bastante religioso, e eu acabei herdando esse lado musical dele. Quando você sobe no palco e vira para o público para mostrar o rosto de Cristo ao povo e canta, essa é uma hora muito emocionante”, recordou.

Canto da Verônica (em latim)
Responsorium :
O vos omnes
Qui transitis per viam,
Attendite, et videte
Si est dolor similis sicut dolor meus.
Versus:
Attendite, universi populi
Et videte dolorem meum.
Canto da Verônica (em português)
Responsório:
Oh vós todos
Que passais pela via,
Vinde e vede:
Se há dor semelhante à minha!
Verseto:
Atentai, povos do mundo,
E vede a minha dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário