terça-feira, 25 de março de 2014

Tuberculose atinge 1 milhão de crianças e jovens ao ano.

Tuberculose atinge 1 milhão de crianças e jovens ao ano

Número é o dobro do estimado pela OMS. Nova pesquisa ainda indica que, em mais de 30 000 desses casos, paciente não responde aos medicamentos

Tuberculose: Mais de 30 mil crianças e adolescentes apresentam a forma resistente da doença todos os anos no mundo
Tuberculose: Mais de 30 mil crianças e adolescentes apresentam a forma resistente da doença todos os anos no mundo (Thinkstock)

 
A cada ano, a tuberculose atinge cerca de 1 milhão de jovens com menos de quinze anos no mundo — uma prevalência duas vezes maior do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) havia estimado em 2012. E apenas um terço desses casos é diagnosticado. As conclusões fazem parte de um estudo publicado na revista médica The Lancet nesta segunda-feira, por ocasião do Dia Mundial da Tuberculose.


TUBERCULOSE

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que é propagada pelo ar de maneira direta, ou seja, de pessoa para pessoa. Embora possa atingir quase todos os órgãos do corpo, a tuberculose afeta principalmente os pulmões, provocando problemas como dificuldades respiratórias e derrame pleural (presença de líquido no espaço entre pulmões e tórax). O principal sintoma é a tosse frequente, mas há outros, como suores noturnos e diminuição de apetite. Ao contrário da maioria das doenças infecciosas, a tuberculose demora a se manifestar, levando em média de 4 a 12 semanas para que as primeiras lesões sejam descobertas. Estima-se que uma pessoa infectada possa contaminar de 10 a 15 pessoas por ano. A doença é tratada com uma combinação de antibióticos. Como a bactéria cresce lentamente, os medicamentos devem ser tomados por pelo menos 6 meses.
Dados mais recentes da OMS indicam que, em 2012, 530 000 pessoas dessa faixa etária tiveram tuberculose. Os autores do novo trabalho, feito na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, concluíram que a doença na verdade afeta 999 792 jovens todos os anos, sendo que cerca de 32 000 (3,2%) desenvolvem a tuberculose multirresistente, que ocorre quando o paciente não responde aos principais medicamentos usados para tratar a condição. 
De acordo com os pesquisadores, essa é a primeira vez em que se analisa a prevalência da tuberculose multirresistente em pessoas com menos de quinze anos, que representam cerca de um quarto da população mundial.

O estudo chegou a esses números após revisar dados globais sobre a doença e corrigi-los, levando em consideração casos de tuberculose que não haviam sido reportados. "Uma enorme proporção de crianças está sofrendo e morrendo por tuberculose de maneira desnecessária", diz Helen Jenkins, pesquisadora da Divisão de Ações de Saúde Global do Hospital Brigham and Women’s, que pertence à Universidade Harvard, e coordenadora do levantamento. Segundo Helen, é importante diagnosticar precocemente a tuberculose em crianças, pois a doença se desenvolve muito rapidamente nesses pacientes.
A OMS estima que a tuberculose afetou 8,6 milhões de pessoas e causou 1,3 milhão de mortes no mundo em 2012. O órgão prevê que até 2 milhões de indivíduos apresentem a forma resistente da doença em 2015.
(Com AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário