terça-feira, 18 de março de 2014

Bebê de 8 meses com 20 kg chama atenção de ONG e ganha apoio e dieta.

Bebê de 8 meses com 20 kg chama atenção de ONG e ganha apoio e dieta

Santiago Mendoza deveria pesar entre 5 kg e 8 kg, de acordo com a idade.
Fundação Gorditos de Corazón ofereceu ajuda a família na Colômbia.

Da AP

Santiago Mendoza, de 8 meses de idade, sorri ao
lado da mãe. Ele pesa pouco mais de 20 kg
(Foto: Fernando Vergara/AP)
Santiago Mendoza, de 8 meses de idade, sorri ao lado da mãe. Ele pesa pouco mais de 20 kg (Foto: Fernando Vergara/AP) A história de Santiago Mendoza, um bebê de 8 meses que já pesa mais de 20 quilos, chamou atenção para um caso extremo de obesidade infantil na Colômbia depois que a mídia a divulgou.
Mais novo entre os cinco filhos de Eunice Fandiño, de 39 anos, Santiago é o único dos irmãos a sofrer de obesidade. Segundo a mulher, empregada doméstica e vendedora de verduras em um mercado, são os hábitos alimentares com diversas mamadeiras por dia que levaram ao excesso de peso, assim como o fato de o bebê ser "ansioso", diz Eunice.
O caso chamou atenção da ONG sem fins lucrativos Gorditos de Corazón, que desde 2006 oferece ajuda a pessoas com sobrepeso na Colômbia.
Segundo o presidente da organização, Salvador Palacio, o menino está sujeito a complicações que vão desde paradas cardíacas até diabetes devido à obesidade, e que ele começou já nesta terça-feira (18) uma dieta para perder peso de maneira saudável.
A dieta consiste em cortar o leite em pó que ele costumava beber e incluir verduras e sucos na dieta.
A mãe de Santiago disse que buscou ajuda depois de perceber que o menino começava a ter dificuldades para se locomover, sem conseguir sequer engatinhar.
Ela mora com a família na vila de Codazzi, a cerca de 550 km de Bogotá, e recebeu ajuda financeira da fundação para viajar com Santiago até Bogotá para fazer exames. Eles devem regressar a Codazzi ainda esta semana.

Eunice Fandino posa com seu filho de 8 meses, Santiago Mendoza, em clínica de Bogotá, na Colômbia. A história do menino com sobrepeso, que já pesa mais de 20 kg quando o peso normal seria entre 5 kg e 8 kg, chamou atenção no país e ganhou apoio de uma ONG (Foto: Fernando Vergara/AP) 
Eunice Fandino posa com seu filho de 8 meses, Santiago Mendoza, em clínica de Bogotá, na Colômbia (Foto: Fernando Vergara/AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário