segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Centenas de jogos de Atari passam a ficar disponíveis de graça na web.

Centenas de jogos de Atari passam a ficar disponíveis de graça na web


Atari (Internet Archive)
O Atari foi um videogame muito popular nos Brasil nos anos 1980


A biblioteca digital Internet Archive colocou à disposição dos fãs de videogames dos anos 80 Clique centenas de jogos da época para vários consoles, que podem ser jogados de graça pela internet.
Só para Atari 2600 os jogos disponíveis passam de 500, incluindo clássicos como Enduro, Pitfall, River Raid, Frogger, Space Invaders e Pac-Man.
Além de jogos para essa console, também foram incluídos no arquivo digital games para Atari 7800, Odyssey, ColecoVision e Astrocade.
Os jogos ainda não possuem áudio, mas em breve terão, segundo a Internet Archive.
“Nos próximos meses, a coleção de jogos vai se expandir muito”, Clique disse o porta-voz da biblioteca, Jason Scott.
“Colocar esses jogos vintage à disposição do mundo, de forma instantânea, nos permite abrir caminho para a discussão, a educação, o entretenimento e a memória da história do qual eles fazem parte”, disse.

Nostalgia

Diferentemente dos jogos de hoje, que ficam guardados em discos digitais ou são simplesmente baixados da internet diretamente no console, os velhos jogos vinham em cartuchos, com uma tecnologia hoje ultrapassada.
Como os consoles já saíram de linha há muito tempo, continuar jogando os clássicos se tornou uma missão dificíl para os nostálgicos.
Por anos, comunidades de fãs jogaram os jogos em computadores com o uso de emuladores.
Porém, em vários casos, jogar com um emulador pode ser ilegal, particulamente quando os jogos são da Nintendo e do Sega, empresas que mantêm linha dura contra a pirataria.
Os jogos da Internet Archive, no entanto, estão em uma espécie de limbo legal.
Os donos dos direitos dos jogos fazem, muitas vezes, vista grossa para esse tipo de pirataria, já que isso mantém vivos alguns jogos clássicos.
Com a expansão dos smartphones, desenvolvedores apostam que velhos títulos possam ser revitalizados. Para isso, contam com a nostalgia dos fãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário